6.12.2017

Meu Amor, Meus Olhos (Habibi Ya Eini) Grande Almanaque Mauj

Maquiagem com "olho árabe". 
Entenda o significado.


Meu amor, meus olhos, Habibi Ya Eini.
Árabes consideram a visão um dom divino, o mais importante sentido sensorial humano.

O olho te une e te dá poder de divindade, podemos ver o mundo maravilhoso que Allah criou.

Teus olhos nunca mentem, sempre entregam seu real sentimento, independente do que a boca diz.

Em português dizemos "de coração" para tudo o que nos é importante e com sentimento.
Árabes dizem "dos meus olhos (min ayuni)".



Caso um árabe diga que você é os olhos dele (ou que por você ele oferece seus olhos) saiba que é uma declaração de amor/afeto das mais importantes e profundas.


Omar Borkan Al Gala.

Habibi ya Eini é um clássico da canção libanesa.

Famosa canção de amor, interpretada por Maya Yazbek, que narra as saudades de um amor que partiu.
Ganhou o mundo, através da dança árabe (raks el sharq, a famosa dança do ventre).

Letra e tradução

Habibi ya eini 
Meu amor, meus olhos

Ya eini ya leili 
Oh meus olhos, minha noite

Yam sahar eini 
Meus olhos despertos por ti

Bein hari wi leili 
Durante meus dias e noites

Walla shta' na
Juro por Deus

Wahaiatei einek 
Saudades de teus olhos

Yamfarei' na
Tu é quem te separas

Shta'na lei einounek
De mim, sinto sua falta

Beiu judek yabu samra
Em tua presença, tu que fostes nomeado Samra

Yehla sahar beileil 
A noite segue mais feliz

Weil heilou bei yetiwal omra' 
Cuja beleza se perpetua

Wein ghani ya eini ya leil 
E nós cantamos "oh meus olhos, oh noite".

El maghna hayateil ruh
E cantar é a vida de nossa alma

Yeishfeil albeil majruh
Cura um coração ferido

Yalla neiro's wein ghani 
Vamos dançar e cantar

Weinesh bei ahla jani 
Viver no mais belo paraíso

Yalla, yalla yalla 
Vamos, vamos, vamos

Yalla, yalla yalla 
Vamos, vamos, vamos

Yalla, ya Baseim 
Vamos, oh Baseim

Tabeili sha waya 
Toque esta tabla

Winta ya Yasbee 
E você, oh Yasbee

Aseimli showaya
Toque um pouco para mim

Winti ya mazika
E você, oh música

Do ele shou waya 
Toque um pouco mais

La, la, la, la, la, la...






3 comentários:

Juliana Ramalho disse...

Por isso eles destacam tantos os olhos! Acho lindo,isso de conhecer a cultura e a tradição por trás.
Gostei da seleção vou add na minha lista do YouTube, obrigada por me citar, bjoooooo

Jô Turquezza disse...

Make belíssima!
Nos velhos tempos eu pintava os meus mais ou menos assim.
Músicas diferentes, interessantes.
joturquezzamundial
Beijos querido amigo.

Elaine Tasquim Biason disse...

Amo mto...