9.02.2016

Nandito Ako - Estou Aqui - Amor em Tagalog - Grande Almanaque Mauj

Ao morar no Japão, acabei por ter contato com gente de culturas bem diferentes.
Outros países, caras e costumes. Diversas formas de ser, viver, personificar e até mesmo amar.

Tem uma música linda, que gosto muito.
Filipina, me foi apresentada pelos amigos do país insular, em divertidas festas com muita música, comida, amor e karaokê.


Nandito Ako (Estou aqui), grande sucesso de 1980, na voz de Ogie Alcasid, um ícone da música romântica filipina.

Compartilho com você a versão gravada por Lea Salonga, uma das grandes da canção popular asiática.
É a interpretação que mais gosto, tem um toque mais romântico e apaixonado.



Nandito Ako
Estou Aqui

Mayroon akong nais malaman
Há algo que eu queria saber

Maaari bang magtanong?
Poderia te perguntar?

Alam mo bang matagal na kitang iniibig
Sabes que sempre te amei

Matagal na kong naghihintay
Porém ainda te espero

Ngunit mayroon kang ibang minamahal
Pois tu amas outro alguém

Kung kaya't ako'y di mo pinapansin
E por esta razão não me notas

Ngunit ganoon pa man nais kong malaman mo
Apesar disso, gostaria que soubesse

Ang puso kong ito'y para lang sa iyo
Que meu coração é somente para ti

Nandito ako umiibig sa iyo
Aqui estou, amando-te

Kahit na nagdurugo ang puso
Mesmo que meu coração esteja sofrendo

Kung sakaling iwanan ka niya
Se ele te deixar

Huwag kang mag-alala
Não te preocupes

May nagmamahal sa iyo
Existe alguém para te amar

Nandito ako
Aqui estou


A mexicana Thalía, atriz-cantora famosa por sua "Trilogia das Marias" - telenovelas da Televisa que no Brasil foram exibidas pelo SBT, simplesmente enfeitiçou os filipinos com seus tele-dramas.

Fez tanto sucesso por lá que, em agradecimento ao carinho de seus fãs filipinos, resolveu gravar alguns clássicos da canção local, inclusive Nandito Ako! Em tagalo!

]


Sinto que nós, brasileiros, perdemos o costume de ouvir música romântica.
Ouvimos músicas que falam de amor, mas não necessariamente românticas, né?
Na Ásia, a canção romântica segue forte, principalmente nas Filipinas e Tailândia.

Eu gosto. Eu sou romântico.

Um comentário:

Lilian Sumi disse...

Brasileiro só se inspira Qdo sofre de amor e não Qdo está amando...kkkk