7.27.2016

Frente a Frente - Grande Almanaque Mauj

Tem horas que as coisas não vão bem e fazemos a mexicana.

E tem horas que está tudo ótimo, na paz, mas dá aquela vontade de puxar uma emoção mais forte, fazer um drama romântico para dar uma temperada amorosa na vida (pobres de nossos parceiros).
Por isso que vemos novela, filme, lemos livros, consumimos ficção: queremos emoção, sentir que algo foi mexido lá dentro da gente.

Mexido... Mexico...

Amo ouvir uma música daquelas dramáticas, safadas, uma chorada rancherona mexicana.
Falemos, então, de "Frente a Frente", um dos clássicos da música típica mexicana.
Composição de Juan Gabriel, um dos maiores compositores e intérpretes do país asteca, esta canção faz muito sucesso até os dias atuais.

Em interpretação de Lucia Mendez, rainha como atriz e cantora.
Especial Musical Ranchero, gravado nos Estúdios da Televisa San Ángel, final dos anos 70.



Mirame a los ojos 
pero frente a frente 
y dime francamente 
si ya quieres terminar 

He sentido tus brazos 
cansados de abrazarme 
Y antes de besarme 
algo quieres hablar 

Y he visto tus ojos 
llorar de sentimiento 
Y ya estoy comprendiendo 
tu extraño mirar 

Pero tu 
que no te atreves 
o tienes miedo de hablar, no lo se 

tal vez 
es que no quieres a mi vida lastimar 
eso puede ser 

pero yo mi amor 
me lleno de pavor 
tan solo de pensar 
que vamos a terminar 


Pero no 
no necesito que me des una razón 
fijate que no 
no, tan solo vete 
y no me digas donde estás, por favor 

porque ay amor 
si te vuelvo a encontrar 
yo te vuelvo a querer 
y tal vez mucho más 

porque ay amor 
si te vuelvo a encontrar 
yo te vuelvo a querer 
y tal vez mucho más 

Pero no 
no necesito que me des una razón 
fíjate que no 
tan solo vete y no me digas donde estás, por favor 

Porque ay amor 
si te vuelvo a encontrar 
yo te vuelvo a querer 
Y tal vez mucho más



Lucia Mendez, para mim é uma das mulheres mais lindas do mundo, sou fã absoluto.

Tenho saudades desse tipo de beleza feminina: mais mulher, glamourosa, de cabelão. Um visual mais maduro, com muito mais presença e charme que o infantilizado/sexualmente apelativo dos dias de hoje.

Aliás, charme é uma coisa que as pessoas se esqueceram...e de um bom drama de amor também.
Lucia, além de linda, é considerada uma das reinas de la telenovela mexicana. Quem assistiu Colorina, Viviana, Marielena e outras sabe do que digo.

Cresci ouvindo rancheras mexicanas, coplas españolas, ritmos latinos. Considero isso uma riqueza que meu pai me passou, me fez multicultural.

2 comentários:

Camille disse...

Nao conhecia Luciana Mendez. Mas gostei da musica e do "fazer a mexicana".Agora tu nao me escapas. vou colocar esse endereço no meu blog e apagar os outros.Tem uns dois ou tres la. Fica confuso para quem ja é distraida. E vamos em frente com nossos blogs.Estou ate pensando em fazer um outro...sobre outro assunto mais profissa. Bjao

Clara Lucia disse...

Não a conhecia, e confesso que gostei! Olha, música é tudo de bom e é bom ouvir de tudo um pouco. Cada uma a sua hora. Não me surpreende ver esse tipo de música aqui, é a sua cara, por isso que tudo que vc nos mostra é bom e vale a pena ver, ouvir, ler, enfim, Mauj é tudo de bom!